quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONSPIRAÇÃO CONTRA O RICARDO GONDIM? ERA SÓ O QUE FALTAVA!

Li o artigo do bom jornalista cristão, Valmir Nascimento, do CPAD News e gostei, por isso resolvi publicá-la. Embora tenha recebido muitas mensagens acerca do pastor da Betesda, contive-me para não postar nada e fugir da imagem que querem me impor de perseguidor do polêmico conterrâneo. O texto que segue é a melhor crítica que li sobre a defesa dos jovens da igreja do Ricardo por seu pastor. Li o texto deles e confesso que esperava mais. Aqui pra nós: comparar o Gondim e sua luta pelos direitos civis com Lutero e Martin Luther King, é de amargar. Boa leitura.
Por Valmir Nascimento
Alguns jovens da A.D. Betesta saíram em defesa de Ricardo Gondim. Em carta abertaeles defendem seu líder das críticas que vem recebendo desde que declarou a uma revista que apóia a luta dos direitos civis entre homossexuais. (+aqui)
Por um lado, a atitude é louvável, tendo em vista que isso pressupõe o comprometimento dos liderados com a visão do seu líder. Por outro, a carta é um desastre sem tamanho.
Primeiro porque os jovens que assinam a espístola eletrônica se esquecem que antes da lealdade vem a integridade. Lealdade, dizia Charles Colson, “não importa o quão admirável seja, pode ser perigosa se investida em uma causa indigna”.
No caso, os subscritores da missiva afiançam que “não é de hoje que os ataques acontecem, mas pioraram dramaticamente depois de sua entrevista à Carta Capital, quando se posicionou a favor de estender direitos civis aos homossexuais, garantindo-lhes o reconhecimento jurídico de união estável perante o Estado”. E que: “A partir daí mentiras foram inventadas, de propósito, por pessoas de má fé que não gostam do Gondim e que queriam, a todo custo, que sua voz fosse enfraquecida no universo evangélico brasileiro. Ou então, pessoas que viram nesse momento uma oportunidade de aparecer, às custas do nome do Ricardo”.
Embora não duvide da existência de críticas exageradas direcionadas ao Gondim, é preciso dizer que a grande maioria das confrontações (pelo menos as que tenho visto) contra sua teologia e suas ideias é baseada naquilo que ele mesmo disse ou escreveu. Portanto, não me venham com a alegação de que “mentiras foram inventadas contra ele”, porquanto ele está sendo confrontado por conta de sua próprias manifestações.
Chega a ser leviano afirmar que as críticas contra o líder da igreja Betesda é uma espécie de perseguição. Tal atitude desconsidera, por exemplo, o posicionamento de Elben Lens César, fundador e diretor da revista Ultimato, que retirou a coluna de Gondim exatamente por não comungar de sua teologia. Elben é um homem compromissado com o evangelho, disso ninguém dúvida; daí supor que até ele esteja equivocado “nesta empreitada contra Gondim” é o cúmulo da teoria da conspiração.
Não bastasse isso, é preciso destacar que na questão dos homossexuais o Gondim não é criticado simplesmente por defender o reconhecimento jurídico de união estável perante o Estado. Até porque muitas outras pessoas defendem essa mesma ideia. Ocorre que o sr. Gondim vai além. Na sua entrevista à Carta Capital ele foi enfático ao afirmar que: “a igreja deve entender que nem todas as relações homossexuais são promíscuas”. Ou seja, Gondim não somente aceita a união homossexual como também legitima o homossexualismo.
Em segundo lugar, os defensores de Gondim cometem um erro absurdo ao compararem ele com  Martin Luther King Jr. A comparação chega a ser risível, senão teratológica.
O pastor Martin Luther King Jr. defendia o tratamento igual entre os negros e os brancos. Gondim faz apologia ao reconhecimento do homossexualismo como um padrão de comportamento nem sempre promíscuo, o que é claro, divorcia-se das disposições bíblicas. E sobre esse aspecto, em específico, os jovens não falaram nada. Por que não abordaram essa afirmação do Gondim?
Em terceiro plano, a carta registra o seguinte: “Heresia pressupõe uma verdade absoluta. Na fé cristã essa verdade é o Amor, não uma doutrina ou um dogma. Por isso não consideramos o Ricardo Gondim um herege, pois nunca o vimos relativizar a revelação que Deus é Amor. Ele é um herege apenas para quem considera alguma doutrina e lei absolutas. Mas nesse caso, King, Lutero, os apóstolos e o próprio Jesus também eram, então o Gondim está em ótima companhia, e seguindo um excelente caminho.”
Esse negócio de colocar o Gondim como coitadinho não cola. Até porque ele não o é. Aliás, nas oportunidades que o vi debatendo com alguém (via twitter) posso afirmar que humildade não é a palavra exata para descrevê-lo. Se o amor é, como dizem os jovens defensores, “a verdade absoluta”, o Gondim também deveria também amar aqueles que  supostamente o perseguem e relevar a nossa falta de compaixão e conhecimento bíblico, tendo-nos como fracos na fé que precisam de maiores instruções. Mas, não é isso que percebo.
Volto a dizer. Gondim tem o pleno direito de defender aquilo em que acredita, mas, por isso mesmo, deve estar preparado para suportar a confrontação daqueles que não concordam com suas ideias.
Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos!

22 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

A paz
Alguém, em quem tenho comprazimento, opinou para que eu escrevesse um livro com o título "MEUS COMENTÁRIOS".
Já pensou? Os que conspiram contra o Gondim fariam da obra o maior best-seller deste século!
Que achas da idéia?

N'outro dia eu, supostamente um vil conspirador, postei o comentário abaixo numa postagem do nobre pastor Anselmo Melo, um outro possível conspirador, cujo título era “GONDIM O SUPER-HERÓI DOS GAYS”
É um pouco extensa, mas ...
________________________

A jogada mercadológica do verborrágico Gondim começa a render-lhe dividendos.
Mestre em polemizar, ele viu cair o número de leitores de seus livros. Alguns, como já citei, brefáias literárias que, apenas, confundem a cuca dos nossos irmãos desavisados, enquanto são rejeitados por irmãos que não se deixam levar pelas suas patéticas burundangas teológicas.
Foi então que ele vislumbrou um nicho de mercado no segmento homossexual. Lembre-se de que ele é herege, já considerado, por muitos, um ateu, mas não é, absolutamente, BURRO.
Ele viu a chance de tirar das prateleiras das livrarias, suas já mofadas obras. Elas estão bolorecendo em razão das polêmicas que cria, em torno da existência de Deus. Lembra-se da divisão que causou em Fortaleza? Pois é - transformou-se, na realidade, num dissimulado ativista gay, esperando que sua tramóia não fosse observada, mas aceitando, desavergonhadamente, o repúdio de cristãos autênticos e taxando de dogmas ultrapassados a sã doutrina. Ao inferno com ele!

Alberto Couto Filho disse...

Funcionou! Era tudo o que ele queria que acontecesse para que suas obras voltassem a ser lidas, agora, por gays e lésbicas. Aguarde, para breve, um tipo de fã-clube que será criado para homenageá-lo, o ferrenho defensor das relações homoafetivas, como entidades familiares.
Ele já sabia que, cedo ou tarde, seria desligado como articulista da revista Ultimato, o que demandaria na paralização total das vendas das obras que escreveu. – cá pra nós, algo que já vinha acontecendo, desde há muito.
Na mensagem sobre o seu afastamento da Ultimato, ele reconheceu a impudência contida em seus ditos energumênicos quando, cínica e debochadamente, confirmou ser inconsequente, e que seus desvarios e irresponsabilidades, não eram (são) intencionais.
Logo a seguir ele confessa que sua intenção era exortar e desafiar possíveis leitores. Na verdade, suas mensagens subliminares, ocultam a sua verdadeira intenção de vender suas obras já ultrapassadas a gays e lésbicas. Seu intento está subentendido em suas pobres mensagens: atingir aquele nicho de mercado, o que parece já estar logrando - ele agora é o super-herói dos gays.
Ele me faz lembrar aquele personagem humorístico, o pacóvio Chaves que, ao cometer tolices, repete inúmeras vezes: FOI SEM QUERER, QUERENDO!
Estou, sinceramente, em dúvida sobre a melhor expressão eufêmica, alternativa a escolher para fazer um convite a esse sensacionalista, um herege à beira da senilidade, já de memória esmorecida, vítima de uma perturbação psíquica que faz com que ele repita, de forma enfadonha e maçante, noções de algo em que ele mesmo não crê: uma besteira chamada “Teologia Relacional”, alcunha do danoso “Teismo Aberto”.

Alberto Couto Filho disse...

Eis as alternativas:
1 – Ir às favas;
2 – Plantar batatas;
3 – Catar coquinho.
Leitores deste seu espaço, inteligentes como você, estarão, por certo, elucubrando sobre alternativas voltadas para o chulo e pornográfico. “Faz mal não” – O Caio Fabio, por esses dias, o chamou de “bundão”.
Imagine quantos dos seus fãs homossexuais procurarão conhecer aquela sua obra, em razão, naturalmente, do título EU CREIO, MAS TENHO DÚVIDAS, um buzugo literário. Este título, herético por excelência, já denunciava quando da publicação, o que o astuto autor intentava alcançar.
...E quanto mais falarmos de suas baboseiras e de suas imoralidades cristãs, mais homosexuais acorrerão às livrarias para adquirir seus esquisitos textos.
Fiz uma versão metabólica do comentário de um adepto da poltronaria, um anônimo que se fez de causídico do Sr. Gondim, taxando-nos de invejosos. Reveja ali no excelente blog do meu amigo pr. Guedes - Fez-me rir.

Seu conservo em Cristo

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto,

A Paz!

Sua palavras são contundentes são contundentes, como sempre (rsrs), mas são verdadeiras. Gostei da expressão sobre a verborragia, pois é isso que sinto: o Gondim anda misturando filosofia com sentimentalismo e tudo isso acaba fazendo u grande volume para dizer as mesmas coisas e muitas vezes dizem nada.

Agradeço por seus comentários. Preciso ir ao Rio para lhe ver.

Seu admirador e Amigo.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

opoderdasescrituras disse...

Meu Pastor, a paz!!

Eis me outra vez... Sem muitas palavras... perfeito o post; mais perfeito foi a citação de Charles Colson (que acabei de conhecer e com o qual concordooooo plenamente):

“Lealdade... não importa o quão admirável seja; pode ser perigosa se investida em uma causa indigna”.


Continuo um pouco sem tempo; mas, tenho sempre o prazer de vir aqui nesse espaço abençoado e ler bons artigos e noticias e ainda ver meus amigos: Pr Guedes, Irmão Alberto... só falta a Rô e outros.

Deus nos abençoe!!

Forte abraço.

Pr Alex.

Alberto Couto Filho disse...

Amigão,

A paz

Chega lá no CRENTE PENSANTE.
O nosso amigo pr Clovis Cabalau esteve aqui no Rio, com a esposa Dini Kelly.
Para seu governo e ciúmes, jantamos camarão no Viena, ali no BarraShopping.
Dá uma olhadinha na placa de trânsito em meu portão.
A proposito, faltam 56 dias para eu me mudar. O portão fica, mas a placa me acompanhará.
Sim

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Alex, meu Amigo!

A Paz do Senhor!

Agradeço por visitar sempre essa página humilde, mas que um dia poderá se tornar grande rsrsrs

Gostei de seu comentário e da frase, ou melhor da pérola do Charles Colson, mas o que gostei mesmo foi de ter você por aqui.

Logo aós seu comentário, recebi um do Alberto segabando de um jantar com camorões no Viena, é mole?! kkk

A Rô e outros me abandonaram...("Só Lucas o bom médico está comigo"). Estamos distantes devido a correria de cada um.

Estou devendo-lhe uma visita ao blog. Pagarei!!!

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto,

A Paz!

"PARE, PENSE, SIGA JESUS" lhe diz alguma coisa? kkk

Gostei. Gostei também do blog do crente pensante, do Clóvis, e passei a segui-lo.

Está justificada sua ausência na blogosfera...não tem tempo para postar porque está muito ocupado comendo camarão no Barrashopping. Pra seu governo, quando vou no Rio fico na Barra e sou frequentador do Barrashopping também rsrssr

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Casal 20 disse...

Pastor, muito obrigado por passar lá no nosso blog e desejar-nos feliz dia dos namorados.

Que lindo! Você talvez nem saiba como que pequenas atitudes como essa cativam o coração.

Essa sua atitude simples e carinhosa, além de nos fazer seguir o exemplo, só nos revela esse lindo coração pastoral que o senhor tem!

Muito obrigado!

E feliz dia dos namorados também.

Abraços sempre afetuosos.

Fábio e Lu.

Pastor Guedes disse...

Casal 20 (ou Fábio e Lu),

A Paz!

Agradeço pelo retorno de feliz dia dos namorados. Fiquei feliz pelas palavras de vocês.

Abraço.

Isac Sena Alves disse...

Caro Pr. Guedes,
Fico contente em saber, que apesar da “patrulha do politicamente correto”, o senhor não se deixa intimidar e segue, como cristão fiel, na batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Aqui no Ceará o efeito do desligamento do Pr. Edney com a Betesda continua fazendo mascaras caírem e coisas cada vez mais podres virem à tona. Em seu texto ‘A Vergonha Exposta’(link: http://edney.wordpress.com/2011/06/08/a-vergonha-exposta/) – uma replica ao texto ‘direito de resposta’(link: http://noticias.gospelmais.com.br/igreja-betesda-nega-oriente-pastores-aceitar-abencoar-gays-20624.html) escrito pelo presidente da Betesda do Ceará – o Pr. declara que além do advento da segunda vinda de Jesus, foi também questionada “a existência do diabo, o céu e o inferno (pode-se ter uma amostra, apenas acessando ao you tube: Ricardo Godim, encontro de pastores)”.
No tal vídeo citado – uma palestra dada em 2011 aos pastores do Ceará publicada no you tube em 12 partes – o Gondim se desnuda! Nega a segunda vinda de Cristo e muitas outras doutrinas básicas da fé cristã. E, como de costume, dispara varias das suas horrorosas frases de efeito. Tipo: “O Deus deles não é mais o nosso deus. Nós mudamos de deus... É óbvio que eles vão ficar chateados... o deus que estamos apresentando não os interessa “ (http://www.youtube.com/watch?v=3HQ5S2F4nhQ&feature=mfu_in_order&list=UL)
“A gente tem que se assumir. Nós somos outra coisa. Você é o diferente... Você é o gay! A grande dificuldade do Gay é sair do armário, no dia em que ele sai... Pronto, sou! Acabou a preocupação. Acabou o estresse. Ah mais vocês tão na heresia?... estamos cara!” (link: http://www.youtube.com/watch?v=HyMR2Gsvqls&feature=BFa&list=ULW1rtSgsPYPQ&index=3)
Lamentável!

Clovis Cabalau disse...

Pr Guedes, que alegria "vê-lo" no CrentePensante, que, alías, nem de longe chega a ser tão pensante quando o seu contundente espaço. Quando fores ao Rio, leve meu abraço caloroso ao Couto e coma uns camarões por mim rsrsrs. Volta e meia estarei por aqui,conferindo seus textos.
Sobre o post, achei pertinente o posicionamento e fico imaginando o dilema que alguns dos liderados do Godim não devam estar vivendo: Seguir o líder o cair na real?
Deus o abençoe.

Pastor Guedes disse...

Caro Isac Sena,

A Paz do Senhor!

Agradeço por sua contribuição enriquecendo o nosso debate teológico.

Suas palavras são fortes e seu material contundente, merecendo um post a respeito. Caso autorize, gostaria de postar, outro dia, um material sobre isso em meu blog. Mas, só o farei se você permitir.

Quanto ao Gondim é uma pena que alguém, que tanto admirávamos, pudesse em tão pouco tempo, entrar pelo caminho dos liberais e se desviar da fé, a ponto de desdizer muitas coisas que afirmara com tanta veemência no passado não muito distante.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Clóvis,

Paz!

A alegria foi minha em visitar sua excelente página!

Quando for ao Rio não tem como não comer camarão com o Couto rsrsrs

Quanto ao Gondim...É uma pena! Agora mesmo recebi um material por vídeo que dispensa comentários, onde ele nega muita coisa que outrora defendia com autoridade.

Foi muito bom visitar o Crente Pensante e conhecer o Amado. Também eu visitarei mais vezes seu espaço.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Isac Sena Alves disse...

Caro Pr. Guedes,
A paz do Senhor! Acho muito relevante que o senhor escreva um texto sobre o assunto, por dois motivos:
1. Calar a boca daqueles que dizem que as acusações contra o Sr. Gondim não passam de calunias feitas por uma elaborada conspiração contra o mesmo. Diante de tal material esse pessoal seria forçado a tomar uma decisão: ou “sair do armário”, como diz o próprio Gondim; ou se arrependerem e voltarem para Cristo.
2. O conteúdo dessa palestra dada aos pastores do Ceará será transmitido à membresia da forma mais dissimulada e falaciosa possível. Digo isto por saber que há pessoas desavisadas lá dentro que estão engolindo, ao longo do tempo, as heresias mais grosseiras sem nem se dar conta.
Portanto vai em frente, Deus é contigo.

Pastor Guedes disse...

Caro Isac,

A Paz!

Obrigado por autorizar, assim posso citar a fonte com mais liberdade.

Em breve publicarei algo!

Deus lhe abençoe.
No Amor de Cristo!

Anselmo Melo disse...

Alberto Couto Filho.O conspirador mor,aquele que desnudou a alma do Gondim.Guedes,Aquele que se valeu das perspicazes palavras do conspirador mor para conspirar também.Anselmo,servo do servo do conspirador mor.Francamente,o que mais posso dizer?É mesmo de amargar...

Pastor Guedes disse...

Caro Anselmo,

A Paz do Senhor!

Gostei de seu humor inteligente (como sempre). Agora o homem saiu com uma que a Vinda de Jesus é um "horizonte utópico" e não real ou literal.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

opoderdasescrituras disse...

Olha eu aqui denovo... apesar de atrasado1! kkkk

É senhores Pastores....

Só me resta mesmo...quando tiver uma folga... ir para o Rio comer camarão!!! kkkkkkkk

Vcs são uma benção em minha vida!!

grande abraço.

seu conservo...

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Alex,

A Paz do Senhor!

Sempre atrasado (rsrs), mas sempre bem vindo!!!

Vamos marcar para comer camarão com o Alberto e o amigo dele no Barrashopinhg, ok? Rsrsrs

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Samuel B. S. disse...

Certa vez um epoche invadiu a cabeça de um chefe romano e este, estufando o peito e suspendendo o juízo, encarou o mestre dos mestres e lhe perguntou: O QUE É A VERDADE? O mestre respondeu profundamente com picantes palavras de silêncio que se seguiram com sangue inocente caindo por terra. Cara, taí o que digo em silêncio no fundo de uma latência desesperada que não pode ser expelida para fora sob pena de derrubar o palácio, e que palácio! Se eu tomasse a atitude pela liberdade que conscientemente trago em meu rígido peito, diria, ele tem razão, ou a razão lhe escapa? Ele pensa, por um prisma solitário, lê primeiro o texto para depois entender o texto se eu não entendi o texto, não entendi nada sou menino no entendimento sou analfabeto. Não procuro chifre na cabeça de cavalos estou a por chifre na cabeça dos cavalos valeu DOUTORES, SOU LOUCO LOUCO POR JESUS MÃOS PARA O ALTO FIQUEM QUIETOS EI, PSIU! Silêncio. Samuel Buel um simples vasinho, com um punhado de luz nas mãos, pena que ninguem viu e ninguem quer ver!!

Pastor Guedes disse...

Caro Samuel Buel,

A Paz do Senhor!

Essa foi ótima...rssss

Abraço Amado.