segunda-feira, 28 de maio de 2012

CARTA A IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO NORDESTE


Esse texto é de autoria do meu amigo César Filho, um jovem de 20 anos, que mora em Fortaleza e por isso conhece bem a realidade das igrejas nordestinas. Fiz, com sua autorização, uma leve adaptação. Boa Leitura!
Carta a Igreja Assembleia de Deus no Nordeste

Ao anjo da Igreja Assembleia de Deus que está no Nordeste escreve: Isto diz aquele vive para sempre. Eu sei as tuas obras e pobreza, mas és uma ilha de valor no meio de um sistema corrompido. Persevera e guarda os valores genuínos do Evangelho. Não te deixes levar pelas inovações do neopentecostalismo e nem pela falácia da teologia da prosperidade.
Lembra-te de como nasceste e do que fiz contigo nos últimos cem anos. E se não guardares isto serás engodada como as outras. Tenho contra ti que estás na região menos evangelizada do país. Tu és forte, porém ainda não demonstraste toda a tua força. Mas também tens no Nordeste líderes de caráter e que não sujaram suas vestes por causa da ganância. Esse é o remanescente fiel que usarei nesses últimos dias para combater o mal.
O que vencer darei meu inefável galardão. E será para sempre bem-aventurado.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Cesar Filho 

22 comentários:

Pastor Geremias Couto disse...

Muito sugestiva a carta. Só que me preocupei com uma coisa. O contexto deixa a entender que só o Nordeste se salva. O resto... quando, na verdade, há por aqui e em outras regiões outros joelhos que não se dobraram a Baal.

Abraços, meu irmão!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Geremias Couto,

A Paz do Senhor!

Que bom ter sua visita aqui mais uma vez.

Essa carta teria sido escrita para a Assembleia de Deus no Nordeste e fala da realidade do Nordeste somente. Claro está que outras cartas deveriam (supostamente) ser escritas para outras regiões do país e assim teriam nelas contidas advertências e promessas. No meu entender o remanescente fiel aqui no texto é em relação à própria igreja nordestina e não com relação ao restante do país.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Anderson Ferreira disse...

Pastor Guedes, meu amigo!Muito boa essa carta.Como pastor no Nordeste, a recebo no coração...

Pr. Anselmo Melo disse...

Muito oportuna a advertência.Imagino o autor como uma pessoa genuinamente preocupada com os rumos de sua denominação e por que não dizer com a Igreja de Cristo
Que Deus nos socorra nesse momento tão difícil por que passa o Evangelho.
Um grande abraço meu amigo.Tenha uma excelente semana.
No mês passado estive em Natal, percebi de perto a dura realidade do evangelho ali.
Paz!

Luciano de Paula Lourenço disse...

Bastante alusiva e pertinente. Acho que se o missivista das igrejas do Apocalipse enviasse uma carta à Assembléia de Deus no Nordeste, bem como às demais regiões, não seria de elogio. Acho que a palavra mais usual seria “lamentável”. Todavia, vejo pelos olhos da fé que ainda há muitos remanescentes que ainda não se renderam à Mamom.
Luciano Lourenço

Pastor Guedes disse...

Caro Anderson Ferreira,

A Paz do Senhor!

De fato essa carta é a sua "cara", isto é, fala de sua luta e de seus companheiros no combate da fé e nos obstáculos, tanto na doutrina como nas outras circunstâncias.

Deus abençoe o Amado.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Anselmo,

A Paz!

Mais uma vez honra-me com sua visita e comentário.

Ao visitar Natal o Amado viu a dificuldade. Pois bem, estou vivendo aqui no Nordeste (Fortaleza) e estou vendo todos os dias a dureza que é ser ministro por esses lados de cá.

Abraço Amigo.
No Amor de Cristo!

Pastor Guedes disse...

Prezado Luciano Lourenço,

A Paz do Senhor!

Sim, seria. Aí teríamos que escrever "Lamentações sobre o Nordeste", parafraseando o Livro Lamentações de Jeremias, pois em alguns aspectos, a região Nordeste em nada perde para a Jerusalém invadida por Nabucodonosor.

Também vejo esperança onde ainda existe "Jeremias" para profetizar.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Cesar Filho disse...

Pr. Guedes,

Que honra meu Pastor, para a Glória de Deus!

Cesar Filho

Pastor Guedes disse...

Caro Amigo e Irmão César Filho,

A Paz do Senhor!

Há muito tempo eu queria publicar uma coisa parecida, mas como não o fiz tive a honra e o prazer de publicar o seu texto. Portanto, a honra é toda minha.

Que Deus continue lhe dando Graça para escrever textos criativos e inspirados como este.

Abraço.
No Amor de Cristo!

Alberto Couto Filho disse...

Amigão
Paz

Amei a postagem.
Sem senões, senão mais um clamor aos corruptores do Evangelho para que abandonem a insidiosa, traiçoeira e maldita teologia da prosperidade.
Mensagem oportuna e "fabulástica" deste jovem talentoso.
Que Deus o abençoe
Alberto

Pastor Guedes disse...

Caro Alberto,

A Paz Amigão.

É muito bom ler seus comentários. Se o César soubesse quem você é, ficaria cheio de orgulho de receber um elogio tão significativo.

Meu Querido Couto, fortíssimo abraço no grande amor de Cristo!

1000NOTICIAS disse...

A PAZ DE CRISTO, É VERDADE AINDA FALTA A MUITO A SE FAZER,NÃO SÓ NO NORDESTE, MAS TODO DISPERTAMENTO É BOM. É VRDADE QUE NESSA REGIÃO TEM MUITOS LUGARES CARENTES. ACOMPANHO ESSE BLOG EGOSTARIA DE CONVIDAR OS IRMÃOS AQUI TAMBÉM PARA ACOMPANHAR MEU BLOG, ÉUM BLOG QUE DEFENDE A QUALIDADE CRISTÃ. http://rblog1000.blogspot.com.br/2012/05/louvor-adoracao-ou-impressao.html

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pastor Guedes,

A paz amado!

Esta Carta a Igreja Assembléia de Deus no Nordeste, demonstra a qualidade e a situação de um coração nordestino, por alguém que vive o momento de sua região.

Claro que outros tipos de alertas deverão ser produzidos por outros com sentimentos de sua própria região e crise.

Sabemos que a diversidade do Brasil, produz relevantes diferenças nas necessidades e na propagação do evangelho.

O importante para o momento será refletir com o coração nas mãos de Deus em busca de orientações do Espírito Santo para completar cad aregião com o que é de extrema necessidade para a igreja. A igreja de Cristo!

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor.

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Newton,

A Paz do Senhor!

Estou satisfeito com a sua leitura clara e compreensiva do texto. Aliás, o Amado sempre entende bem o propósito de minhas postagens e não preciso esclarecer mais nada.

Agora, que o Amado vive na América, diga-me: Que Carta o Senhor Jesus escreveria para a Igreja na América?

Abraço.
No Amor de Cristo!

Rosângela Oliveira disse...

Olá Pr. Guedes, a paz seja contigo sempre !!!Amei e recebi essa carta, afinal sou nordestina(Nasci em Maceió e vivo a mais de 20 anos em Aracaju-SE).Faço parte deste contexto e sei que assim como em todas outras regiões do Brasil existem muitas vidas salvas e libertas por Cristo e que preza em viver uma vida de verdadeiros adoradores!Saudações...

cecilia silva disse...

ola pastor guedes gosto suas leituras que Deus seja louvado através de sua vida.

Pastor Guedes disse...

Querida Irmã Cecília,

A Paz!

Agradeço pelas palavras, embora esse texto seja uma adaptação do texto do nosso Irmão César Filho.

Deus abençoe a sua casa.

willame Alves disse...

paz do Senhor!
sou da região central do maranhão,e de uma igreja que não aceita modismos e conheço essa realidade na pele,as
dificuldades que temos pra fazer a obra de Deus em certos locais devido a falta de recursos e apoio financeiro "pois alguns lideres investe o minimo possível em missões". sou participante de um grupo de jovens que gosta de orar, jejuar, ler e estudar Bíblia e ganhar almas.
OBS: o povo de Deus deveria parar um pouco e rever seus conceitos se são realmente Bíblicos, falta-nos herois da Fé.

Pastor Guedes disse...

Caro Willame,

A Paz do Senhor!

Dado seu relato de fé e a atual situação das igrejas de hoje, não tenho dúvida em aformar que você é um verdadeiro herói da fé.

"Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lucas 18:8b

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Pr Jardel disse...

Uma boa visão da realidade,e quem dera esses pastores que ficam na midia combatendo o comércio na igreja e a ganancia de lideres retirasem suas lanchonetes das portas do templo e não apenas combatessem realmente o comércio na igreja mais que deixassem de colocar cantores e pregadores com seus "produtos" à venda em seus altares, quem dera combatessem realmente a ganancia dos lideres mais deixassem de construir imperios, com fazendas carissimas, hospitais e outros projetos que para quem tem discernimento não passam de propositos egoistas e de exaltação propria. que dera todos pudessem realmente enxergar a realidade, pois alguns ministerios estão mais procupados em construir impérios do que com seus pastores enviados ao campo que passam grandes necessidades simplismente porque o lider ganancioso deseja realmente alcancar um grande estatus. Deus nos ajude. paz.

Maely frança disse...

Moro em SP, mas tenho o sangue Nordestino nas veias, também sinto muita falta da igreja daí, confesso que minha alma se alegrou ao ler essa carta, foi como o meu Senhor estivesse falando comigo. Deus abençoe a todos