sexta-feira, 8 de março de 2013

E AÍ, OS AFRICANOS SÃO MALDITOS?

O PASTOR E DEPUTADO FEDERAL MARCO FELICIANO

Não votei em Marcos Feliciano, mas não imaginei que o nobre deputado levaria suas "pregações e estudos" para o parlamento, contudo, alguma coisa me dizia que o nosso irmão, que é uma "celebridade" e está longe de ser um intelectual ou doutor em teologia como pretende, faria alguma coisa espalhafatosa, bem ao seu estilo! Aliás, estamos bem de parlamentares: Tiririca (que anda bem comportado), Bolsanaro, defendendo a ditadura militar e a tortura, Jean Wyllys, aliado de Marta Suplicy, que comprou briga direta com as igrejas (tinha que ter um alvo para atirar), entre outros, estão protagonizando um dos piores níveis do debate parlamentar na história da política brasileira. Além do mais, nosso representante está sendo acusado de ficar horas no twitter às custas do contribuinte, enquanto deveria estar trabalhando para elaborar e votar leis. Quero afirmar claramente que não comungo com o pensamento do pastor Marco Feliciano e por isso resolvi publicar o post abaixo. O texto a seguir é do meu amigo Gutierres, do Teologia Pentecostal.

Por Gustavo Gutierres

O pastor-cantor-vendedor-apresentador e deputado Marco Feliciano andou bem ativo nos últimos dias no Twitter. Depois de “amaldiçoar” aqueles que discordam dele, ele resolveu teologar. E quando Marco Feliciano resolve fazer teologia saí de baixo que lá vem coisa! Leia as duas mensagens abaixo:

Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polemica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss (sic)

A maldição q Noe lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, dai a fome, pestes, doenças, guerras étnicas! (sic)

Feliciano lê a Bíblia como eu lia o gibi da Turma da Mônica. A interpretação de Gênesis 9.25 é risível e trágica. Durante anos tal texto foi usado para justificar a escravidão, assim como Mateus 27.25 foi usado para justificar o anti-semitismo.

Veja, por exemplo, o comentário do texto pelo erudito inglês Frank Derek Kidner, que foi professor de Antigo Testamento em Cambridge:

O fato de que a maldição recaiu sobre Canaã, o filho mais novo do ofensor (Gn 10.6), que também era o filho mais novo, salienta sua referência à sucessão de Cão, em vez de à sua pessoa. Por sua violação da família, a sua própria família iria fracassar. Portanto, desde que isto limita a maldição a este único ramo dentre os camitas, aqueles que julgam que os povos camitas em geral estão condenados à inferioridade entenderam mal tanto o Velho como o Novo Testamento. Também é provável que o domínio de Israel sobre os cananeus tenha cumprido suficientemente oráculo (cf. Js 9.23; 1 Rs 9.21). [DEREK, Kidner. Gênesis: Introdução e Comentário. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova. p 97.]

Ou seja, era uma maldição bem específica sobre aquela família. O motivo de tal maldição é uma questão em aberto, já que o pecado foi cometido por Cam, o pai de Canaã. E no que consistia essa maldição? Ora, era a submissão de Canaã pelos filhos de Sem. No reinado de Saul e Davi, por exemplo, Israel dominou a terra de Canaã, assim como Josué na era dos juízes.

Além de teologia e interpretação bíblica, o nobre deputado carece de geografia bíblica. Mesmo seguindo o raciocínio brilhante dele, não há nenhum nexo:

Cam (ou Cão) gerou Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã (Gn 10.6). Segundo o relato bíblico a maldição caiu somente sobre Canaã. Onde Canaã e os seus descendentes habitaram? Na Arábia e na Mesopotâmia e não na África. Ora, fora os demais filhos de Cam que habitaram no norte do continente africano. Mesmo seguindo o raciocínio absurdo do Feliciano, como se essa maldição fosse eterna, hoje tal “maldição” estaria bem fora da África. E os descendentes de Canaã, segundo a arqueologia, não eram negros e sim brancos.

Não generalizem

Há uns “pensadores” por aí que julgam todos os evangélicos pela mentalidade fértil do Marco Feliciano. Sou da mesma denominação do referido pastor, mas não aceito suas declarações absurdas. Aliás, desde sempre via barbaridades em suas pregações. Não só eu, bastar ir no Facebook e no Twitter de muitos crentes para ver a mesma indignação. Portanto, nada de generalizações.

Infelizmente, há um público cativo, que verdadeiramente idolatra o pastor Feliciano. Há até quem imita suas orações e depois reproduzem isso nos cultos. Eu já vi isso. Eu já vi também um que imitava a roupa e rodada de 360 graus no púlpito, que Feliciano costuma fazer nas suas pregações de autoajuda.

Pelas bobagens ditas, agora ele virou assunto na imprensa:http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/03/31/via-twitter-outro-deputado-faz-comentarios-contra-a-gays-e-africanos/

Maranata. Ora Vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos.

18 comentários:

Bella Dourado disse...

É um anbsurdo!
É ridículo para isso que querem evangélicos no parlamento para mais escândalos, falar masi besteira.
A caso ele não sabe que leis são leis e que doutrina bíblica serve para a igreja?

Direitos humanos? Só se for de uma nova raça que um preconceituoso vai representar.

E vê que´ele sim e bendito, afinal nada de raça africana possui, basta olhar as fotos com o cabelo espixhado, pele mais clara, e não é fotoshop. Que tal puxar umas do começo de carreira ministerial?

Aff! Que coisa terrível isso, oro para seus seguidores para que se libertem .

Geser Dominicale disse...

A Paz do Senhor!

Gostei da introdução do pastor Guedes e mais ainda do comentário do sr. Gutierres, com um texto sensato e equilibrado, além dos ensinamentos teológicos.
Não sou seguidor nem admirador do pastor e deputado Marco Feliciano, mas li seu artigo na Folha de SP de 06/03/13 e aceitei suas explicações. Se ele realmente praticar o que escreveu no artigo, acho que fará um bom papel na comissão dos Direitos Humanos. Obrigado.

Anônimo disse...

disse: "Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos".

Disse ainda: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! Seja Canaã seu escravo.

Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo".
Gênesis 9:25-27

Sofrível a exegese do Pastor o texto é muito claro e não fala nada acerca de raça ou de povos africanos.

Cristiano Sales Cortez

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Guedes,

A paz amado1

Simplesmente RISÍVEL!

O Senhor seja contigo,

O menor.

Soares Monteiro disse...

Caro Pastor Guedes,

Paz do Senhor, fazendo uma leitura desse fato, fico a perguntar onde isso vai parar. Vivemos uma grande crise no meio cristão, na política, na teologia, na ética, na moralidade, a corrupção invadiu todas as classes e agora? Jogar a culpa em Deus como sempre faz? Infelizmente é essa a postura que vemos na maioria. Eles não têm a humildade de reconhecerem que a culpa de todos esses males é o egoísmo, a falta de amor ao próximo, enquanto se gasta milhões e milhões em guerra, em instituições financeiras para estabilizarem a economia mundial, deveriam investir no básico para o bem estar da sociedade, como por exemplo: educação, saúde e segurança. Então é fácil dizer, é maldição! Fazendo uma interpretação pessoal e totalmente fora do contexto. A declaração do Pastor e Deputado Marcos Feliciano só prova a crise que a nação e a igreja brasileira está mergulhada. Maranata!!! Ora vem Senhor Jesus!!!.

Alberto Couto Filho disse...

Amigão
Paz

Abrahan Lincoln diria ao inocentemente bossal Marcos Infeliciano:
Marquinho, seu pseudo-intelectual de uma figa, cale esta sua boca para que as pessoas pensem que você pode ser um idiota!
Viu só? Você foi falar...pronto, agora eles não têm mais dúvidas.
Converse com o Tiririca para ver no ele pode te ajudar.
Ou então procure no dicionário do Sergipe o que significa "combranganza" - se você não descobrir, volte a colocar em discussão a progênie de Jesus. "Cara" eu fico imaginando se tu não tivesses mestrado: "O tempore, o timpanus"

Amigão vc percebeu como está ficando bonzinho o nosso Carpintero?
Fui
Alberto
O virus M13


Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Guedes,

A paz amado!

Existe no momento na internet uma observação para os baixinhos da XUXA:

A XUXA é pior e um grande MONSTRO e pior do que o pastor Marcos Feliciano.

Pleo amor de Deus, certamente a XUXA é melhor do que ele.

A XUXA promove em sua vida o que deve processar normalmente, ou seja, a vontade do príncipe deste mundo, e que rodeia o mundo em uma velocidade incrível, jamais conhecida pelo homem. Ele se chama diabo!

O pastor em evidência promove muitas HERESIAS aprovadas pelas Assembléias de Deus de Camboriú, através do evento Gideões de Camboriú. O que para mim é a fonte das heresias.

o pastor em evidência é pior do que a XUXA, porque, ele deveria se comportar com mais responsabilidade, principalmente nas gravações ppostadas no youtube.com

Não há desculpa. O morno será vomitado da boca de Deus e os que consentem com estas heresias são piores. Muito piores do que o próprio herético.

Vamos em frente sem tentar influenciar pela metade os que vivem da metade dos evangelhos.

Muitos dizem algo de alguém: Ele é cheio de erros, mas possue seus acertos.

O muro vai desabar pela quantidade dos que ali estão. Os de cima do muro!

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

o menor dos teus irmãos.

Fundação: "O Reino dos Justos" disse...

É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.” Ep. Jo 2,6

Cesar Filho disse...

Paz do Senhor meu Pastor, quanto tempo,

Realmente foram colocações "teológicas" muita esquisitas...
mas o sistema está impondo essas marcas de erro para tentar justificar sua vontade de não ver a representação cristã ocupando cargos de influência.

Cesar Filho

Cesar Filho disse...

Hoje estarei na FM Templo Central FM 97.3 a partir das 21:00hs vou ver se mando uma saudação!!

Cesar Filho

Deus ama você. disse...

Olá pastor Guedes, o mais engraçado a respeito desta matéria é que a Igreja Católica é contra a prática homossexual e ninguém fala mal dela, sabe porque? Porque ela não fica apontando o dedo para os erros dos outros.A Palavra mesmo diz que devemos ter cuidado com a língua.

Pastor Guedes disse...

Caro Deus Ama Você, a Paz!

Mas, a matéria não fala nada sobre homossexuais, amado!

Deus lhe abençoe.

Abraço.

Deus ama você. disse...

Olá pastor Guedes, acho que não soube me expressar corretamente. O que quis dizer foi que as questões polêmicas como homossexualismo, drogas, poderiam ser abordadas pelos pastores de maneira mais adequada. Citei o exemplo do homossexualismo porque o pastor Marco Feliciano está sendo apedrejado pela mídia e pela sociedade porque é um dos integrantes que ataca esta pequena parcela da população. Acho que as palavras poderiam ter mais efeito se fossem utilizadas com tempero. Hoje quando vemos a foto do pastor já lembramos da perseguição que ele está sofrendo, por este motivo citei a prática homossexual. E agora ele abordando uma outra polêmica a maldição...pergunto-me o porquê disso? Quem ganha com isso...e porque não falar do amor de Deus?

Pastor Guedes disse...

É VERDADE!!!!

ESSE É O PREÇO PARA QUEM FALA MUITO E SEM PENSAR. SABENDO QUE A MÍDIA HOJE PODE ESMAGAR UM SUJEITO PELO QUE FEZ OU FALOU NO PASSADO, DEVEMOS TER CUIDADO COM NOSSOS DISCURSOS.

BASTA VER O QUE ESTÃO FAZENDO COM O PAPA ARGENTINO.

ABRAÇO.

Deus ama você. disse...

olá pastor Guedes, gostaria de pedir permissão para deixar registrado aqui no blog que a avenida desembargador moreira perto da praça do hospital militar está um verdadeira perigo!!!Cuidado você que mora em Fortaleza! Estávamos no carro quando presenciamos dois homens numa moto que esperaram o sinal fechar para assaltar os motoristas. Agradeço a Deus pelo livramento e pela oportunidade de estar contando essa história. Um motorista que estava vendo o assalto, jogou o carro para cima dos assaltantes, mas nada aconteceu com eles e fugiram. Pense num medo e na certeza de que somos frágeis. Se não fosse o Senhor, o que seria de mim? Somos pó.

Pastor Guedes disse...

Caro Deus Ama Você,

Louvo a Deus pelo livramento. Que Ele continue guardando sua vida.

Abraço.

Otniel disse...

Paz do Senhor amado!

Espero que o povo de Deus seja no mínimo como os judeus de Beréia (nobres), assim tratados como receberam Paulo e Silas, ao examinar a palavra antes de falar qualquer coisa sem pensar.(Nessas redes sociais). Sabedoria e entendimento é isso que Deus nos concede.

Vigilância nuca é demais!

Atos cap.:17
10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

Pastor Guedes disse...

Caro Josias,

A Paz!

Sei que vai procurar seu comentário aqui, mas quero dizer que só postarei um comentário seu quando o Amado tiver equilíbrio para medir as palavras e aprender a discutir ideias.

Abraço.